Não sei se serei a única a sofrer destas idiossincrasias. A verdade é que muitas vezes imagino coisas que gostava que acontecessem. No meio destes sonhos acordados eu estou atras da câmara. Às vezes é como se estivesse num jogo do Risco, com uma visão de drone do tabuleiro todo, e peça a peça vou avançando para a conquista. Quando os desejos envolvem desporto, porém, tudo se transporta para um videoclip. É assim que acontece quando penso nela.

A câmara segue-a.

A imagem é a preto e branco.

Tudo se passa em câmara lenta, mas o ritmo da música transporta-nos para a sua passada segura e convicta. Parece que estamos a assistir a um ritual. Vemo-la prender o cabelo cabeça com um elástico. Acompanhamos os seus dedos a entrelaçar os cordões das chuteiras, a colocar as caneleiras e a subir as meias, como se vestisse uma armadura. Veste uma camisola com riscas, e à medida que a câmara roda sobre o seu torço vislumbramos uma braçadeira e o símbolo do rampante.

Seguimo-la pelo corredor, meio inebriados pela música e pelo suspense de quem será. Entramos num estádio e sustemos a respiração. Vemos a sua mão a acompanhar as restantes atletas num grito de guerra.

A música fica mais alta, e a letra da música que parece falar de si, conta-nos como não vira a cara á luta.

Não se enganem pelo seu sorriso.

Ela está preparada depois de cada treino, cada jogo que encarou como uma batalha…

Ouvimos a música que nos fala sobre ela

“Cause it makes me that much stronger

Makes me work a little bit harder

Makes me that much wiser

So thanks for making me a fighter

Made me learn a little bit faster

Made my skin a little bit thicker

Makes me that much smarter

So thanks for making me a fighter”

 

Neste último verso a câmara roda sobre a protagonista com nervos de aço…(pausa)…a Ana Borges!

 

Ps- esta é a minha homenagem à Ana Borges, mas que se estende a toda a equipa feminina do Sporting que está a uma vitória de fazer mais história. Elas representam cada um de nós, e cada uma que sente no coração o rampante. Vençam por nós.

 

Banda sonora é esta https://music.youtube.com/watch?v=nsRls_7T8kE&feature=share